Facebook derruba live de Bolsonaro por fake news

O Facebook e o Instagram retiraram do ar a live do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que afirmou que vacinados contra a Covid-19 estão desenvolvendo Aids. “Nossas políticas não permitem alegações de que as vacinas de Covid-19 matam ou podem causar danos graves às pessoas”.

Em sua live na última quinta-feira, Bolsonaro afirmou que “pessoas totalmente imunizadas [contra a Covid-19] estão desenvolvendo Aids”.

A fala de Bolsonaro, sem comprovação científica, chegou ao topo dos assuntos mais comentados do Twitter, nesse sábado (23), e foi desmentida por médicos especialistas e pela Sociedade Brasileira de Infectologia.

Bolsonaro reproduziu matéria publicada originalmente em um site antivacina que chegou a dizer, entre outras coisas, que os imunizantes contra a Covid rastreiam as pessoas e que milhões morreram depois de tomarem as doses das vacinas. A publicação circulou semana passada.

“Relatórios oficiais do governo do Reino Unido sugerem que os totalmente vacinados – quem são os totalmente vacinados? Aqueles que depois da segunda dose, 15 dias depois após a primeira dose, estão desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids) muito mais rápido que o previsto”, disse o presidente, que tem se valido de fake news para atuar contra a vacinação. Ele não se imunizou e disse que não o fará.

Leave a Reply

Your email address will not be published.