O Diretório Estadual do Solidariedade impetrou ação contra o ex-prefeito de João Pessoa Cícero Lucena, que é pré-candidato ao Governo do Estado pelo MDB, por “conduta vedada”. A representação também é destinada ao prefeito Leo Bezerra (PSB).
A informação é do Blog Wallison Bezerra.
O partido é comandado pelo vereador da Capital, Fábio Carneiro, e integra a federação Solidariedade-PRD, que tem à frente o deputado estadual Eduardo Carneiro.
Na ação, protocolada na última quarta-feira (27), Cícero é acusado de usar estrutura da Prefeitura de João Pessoa, mesmo sem exercer cargo público, em benefício da sua pré-candidatura. Um dos fatos narrados é a recepção de alunos que fizeram parte de um programa de intercâmbio no exterior.
Cícero se desincompatibilizou do cargo em abril para seguir na disputa pelo Governo da Paraíba. O vice Leo Bezerra assumiu a titularidade em definitivo até 31 de dezembro de 2028, podendo disputar a reeleição.
No mérito, o SD aponta que Lucena, mesmo sem exercer cargos públicos, atuou no Aeroporto Castro Pinto “como se fosse o legítimo representante do poder público” na chegada dos estudantes.
“A conduta descrita revela um claro desvio de finalidade de um programa educacional municipal amplamente custeado pelo erário municipal, que foi transformado em verdadeiro palanque de pré-campanha majoritária para beneficiar Cícero Lucena Filho”.
No recurso, o partido pede que Leo seja proibido de permitir a utilização de bens da Prefeitura que resultem em promoção eleitoral de Cícero, sob pena de multa, além “da cassação de eventual registro de candidatura ou diploma do beneficiário”.
Nessa quinta-feira (28), o ex-prefeito apresentou contestação à ação e voltou a acusar a base governista, liderada pelo governador Lucas Ribeiro (PP), de conduta vedada ao permitir a participação de João Azevêdo (PSB) e Nabor Wanderley (Republicanos), que são pré-candidatos ao Senado, em agendas administrativas pelo interior.





