Entre prévias e Carnaval, João Pessoa terá 31 dias de folia

A folia vai tomar conta de João Pessoa a partir dia 12 deste mês, com desfiles de blocos no Centro Histórico e bairros, abrindo as prévias carnavalescas da Capital.

A festa se estende até o dia 12 de fevereiro, com as atrações do Folia de Rua e Carnaval Tradição, cuja programação completa foi apresentada pelo prefeito Cícero Lucena, nesta sexta-feira (5). Destaque para shows de nomes como Alceu Valença, Bell Marques, Netinho, Xandy Avião, Chico César, entre outros.

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Ao longo de 31 dias, a população da Capital e turistas poderão cair na folia com blocos puxados por trio elétricos, escolas de samba, ala ursas, orquestras de frevo, tribos indígenas, além de artistas locais e nacionais, ocupando todo território da Capital.

Depois da abertura, as prévias carnavalescas acontecem até o dia 28 no Centro Histórico e bairros da cidade. A partir do dia 1° de fevereiro, até o dia 9, a festa ganha o circuito Via Folia, em um trecho da Epitácio Pessoa.

Já o Carnaval Tradição, encerra a programação entre os dias 10 e 11 de fevereiro, na Avenida Beira-Rio.

“Toda a programação foi construída de forma democrática, ouvindo todas as pessoas com experiências, associações, a representação da cultura de João Pessoa nesse período carnavalesco, e com novidades que considero fundamentais”, disse Cícero.

E complementou: “Passamos a ocupar todo o território da cidade de João Pessoa, levando a nossa cultura para se apresentar em vários bairros, mantendo os blocos de tradição no mesmo perfil, no mesmo modelo dos anos anteriores, dando melhor estrutura e melhor condição para que eles possam aproveitar a noite dos seus eventos. Como também a nova Via Folia, de forma organizada e com segurança”.

O diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa, Marcus Alves, disse que a apresentação do Carnaval da Capital é fruto de um planejamento de três meses, construída em cima de um diálogo com todas as representações e segmentos que fazem parte da festa.

“Com a associação das Ala ursas, a liga das escolas de samba, com a associação Folia de Rua, agora com o Comitê Via Folia, que é um fator novo na nossa comunidade do Carnaval, de maneira que a gente pode construir uma programação bem dinâmica, eclética que valorize a diversidade, a multiplicidade de culturas do nosso Carnaval” afirmou.

Via Folia – O circuito está mais moderno e com mais estrutura para oferecer as melhores condições aos foliões. O secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, fez a apresentação do projeto, que terá  três pórticos, um no início, outro na Avenida Tito Silva e outro no final da Epitácio.

Portais de acesso e tendas ao longo do percurso, camarotes, além de barricadas de segurança, com câmeras de monitoramento e reconhecimento facial. Essa estrutura será bancada com recursos do investimento privado, sem despesas para a Prefeitura. 

Representação – A apresentação da programação do Carnaval de João Pessoa contou com representantes de todos os segmentos, que elogiaram as medidas e as atrações anunciadas.

O mestre Fubá, que além de puxador do bloco Muriçocas do Miramar, também é presidente do Comitê Via Folia, disse que as prévias carnavalescas de João Pessoa estão entre as maiores do mundo. Ele destacou a segurança, decoração e estrutura oferecidas aos foliões – medidas que estão dando um salto de qualidade na festa. 

Edson Pessoa, presidente da Liga Carnavalesca de João Pessoa, disse que o Carnaval Tradição vai ter uma nova roupagem. “O prefeito cuidou pessoalmente dos detalhes, conversando com todos. Com a organização, gerando emprego, dando um resultado positivo do investimento”, projetou.

Leave a Reply

Your email address will not be published.