Polarização entre Lula e Bolsonaro deve influenciar eleições em JP

A polarização que divide o país desde a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que venceu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve influenciar nas eleições municipais de 2024. É o que aponta O Globo.

A matéria cita João Pessoa entre as capitais mais importantes para o teste dessa polarização. 

Na Capital paraibana, o PT deve realizar prévias internas para decidir o nome que vai para a disputa. Apesar de apenas o deputado Luciano Cartaxo ser citado, a deputada Cida Ramos está no páreo.

Já o PL de Jair Bolsonaro lançou o ex-ministro Marcelo Queiroga. A indicação rachou o partido em João Pessoa. O pré-candidato Nilvan Ferreira deve anunciar nova legenda até abril e terá o apoio de dois representantes da direita bolsonarista: os deputados Cabo Gilberto Silva e Walber Virgolino.

Candidato natural à reeleição, o prefeito Cícero Lucena (PP) não se declarou eleitor de Lula, nem de Bolsonaro, nas eleições presidenciais do ano passado, e não deve contar com o apoio de nenhuma das duas correntes da polarização política nacional.

De acordo com a matéria, Lula e Bolsonaro buscam pautar disputas em grandes centros e ampliar sua base de prefeitos, mirando um “terceiro turno” do pleito de 2022. 

Há dúvidas, porém, sobre a capacidade de figuras nacionais ditarem a agenda de eleições que, via de regra, se voltam para temas locais.

“A importância da questão local é uma lei de ferro nas eleições municipais, difícil de ser quebrada”, resume o cientista político João Feres, coordenador do Observatório do Legislativo Brasileiro na Uerj.

“O PT vai tentar um “efeito Lula”, mas isso não ocorre em todas as regiões. E an agenda de valores mobilizada pelo bolsonarismo pode ser muito abstrata no contexto dos municípios”.

Para o cientista político Murillo de Aragão, diretor da Arko Advice, Bolsonaro e Lula têm influência, mas sozinhos não elegem prefeitos. Em muitos casos, vai depender do patamar de rejeição desses gestores.

Leave a Reply

Your email address will not be published.