TCE analisará repasses do governo e PMJP ao Padre Zé

Um dia após a visita do Arcebispo da Paraíba, dom Delson, o Tribunal de Contas do Estado decidiu instaurar inspeções especiais, em secretarias do Estado e da Prefeitura de João Pessoa, para apurar a destinação de recursos públicos transferidos ao Instituto São José, que é a instituição mantenedora do Hospital Padre Zé.

Desvios de recursos na ordem R$ 150 milhões, envolvendo o ex-diretor Padre Egídio de Carvalho, estão sendo investigados pela polícia. O religioso foi preso na última sexta-feira (17) por determinação da Justiça, a pedido do Ministério Público da Paraíba.

A decisão do Tribunal, segundo o conselheiro Nominando Diniz, decorre das conclusões de um relatório elaborado pelo setor de inteligência da Corte, envolvendo convênios firmados entre as secretarias específicas das referidas administrações com o Instituto São José. 

Os dados serão enviados à auditoria para que sejam instaladas as inspeções. O TCE deverá analisar as respectivas prestações de contas, já que, há informações de que os recursos repassados teriam sido usados para outros destinos, diferentes das ações sociais.

O presidente lembrou que durante a semana recebeu visitas do arcebispo da Capital, Dom Delson, e do Padre George Batista, novo diretor do Hospital Padre Zé.

Na ocasião, eles pediram informações a respeito das contas da ASA – Associação Social Arquidiocesana e do Instituto São José, respectivamente. 

Ao mesmo tempo solicitaram o apoio do Tribunal em relação aos procedimentos de fiscalização e transparência pública a serem adotados.

Leave a Reply

Your email address will not be published.