Ministra exonera diretor após performance do “Batcu”

O Ministério da Saúde exonerou, a pedido, o Diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde, Andrey Lemos. Em vídeo que viralizou, e foi criticado por opositores do governo, mulher dança ao som da música “Batcu”.

Em vídeo postado nas redes sociais, a ministra Nísia Trindade lamentou o ocorrido e pediu desculpas. Confira o texto abaixo.

Conforme o Ministério da Saúde, a programação do encontro de atenção primária à Saúde incluía a participação de sete grupos artísticos durante os intervalos.

O ex-ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou o ocorrido nas redes sociais. “É um seminário de Atenção Primaria do Ministério da Saúde! Atenção primária é isso? (…) E Brasil real vê chocado tudo isso”, escreveu.

Confira a íntegra do posicionamento da ministra Nísia Trindade.

“Ontem tomei conhecimento de um fato inadmissível, que causou grande comoção em nossa sociedade, ligado a uma manifestação que fez parte do 1º Encontro de Mobilização para Promoção da Saúde no Brasil. O Ministério da Saúde, em nota, lamentou o episódio, que repudio veementemente. Criamos imediatamente uma curadoria para evitar que circunstâncias semelhantes ocorram nos próximos eventos da nossa pasta.

Naquele momento, eu estava em uma importante agenda nas cidades de Diadema e Mauá, em São Paulo, para o fortalecimento do sistema de saúde local, como venho fazendo em todo o Brasil. Ao mesmo tempo, comecei a apurar responsabilidades pelo ocorrido.

Hoje, diante da gravidade do fato, foi afastado o Diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde, que assumiu integralmente a responsabilidade pelo que aconteceu.

Reitero aqui o compromisso do Ministério da Saúde com todo o programa apresentado pelo presidente Lula e pelo vice-presidente Alckmin, no qual é destaque o fortalecimento do SUS com visão inclusiva, com respeito à diversidade e com a valorização e o reforço da democracia.

Infelizmente, eu fui surpreendida pelo episódio de ontem e venho, por meio desse vídeo, me desculpar muito sinceramente pelo ocorrido e reiterar o compromisso do Ministério da Saúde de que seus eventos reflitam a conduta e a orientação da Pasta da Saúde e do Governo liderado pelo presidente Lula”, Nísia Trindade, ministra da Saúde.

Leave a Reply

Your email address will not be published.