Texto-base da Reforma tributária passa em 1º turno

Em um dia histórico e com protagonismo do deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro, a Câmara Federal aprovou o texto-base da Reforma Tributária em 1º turno após mais de 30 anos de tentativas frustradas. Foram 382 votos favoráveis a 118 contrários.

O relator da matéria é o deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP). Os parlamentares ainda vão analisar alterações no texto e depois votar o projeto em 2º turno.

Dos 12 deputados federais paraibanos apenas o deputado Cabo Gilberto Silva (PL), vice-líder da oposição, votou contra a reforma.

O ponto principal do texto é a criação de dois Impostos sobre Valor Agregado (IVAs), um federal e outro estadual/municipal.

O texto também prevê zerar imposto sobre a cesta básica e criar o ‘imposto do pecado’.

Em pronunciamento na tribuna, antes de encerrar a votação, o presidente da Casa, Arthur Lira, disse esperar resultado consagrador e que urgência de votação é do Brasil.

“O momento é histórico, não nos deixemos levar por críticas infundadas. Quando o país quer olhar para frente, surgem vozes ligadas ao passado. Não nos deixemos levar por radicalismo político. As eleições já ocorreram, os vitoriosos que somos nós estamos aqui. Reforma tributária não será joguete político. Reforma tributária não é barganha política, não é pauta de governo. É pauta de Estado”, afirmou.

Leave a Reply

Your email address will not be published.