Famup critica uso político do piso da enfermagem

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, reafirmou que não há condições de os municípios pagarem o piso da Enfermagem sem apoio do Governo Federal.

George Coelho lamentou ainda o uso político do tema e pede que o assunto seja tratado de maneira responsável. Ele pontuou que os gestões não são contra o piso, só buscam condições para conseguir efetuar o pagamento.

Ele ressaltou ainda que é necessário que o Governo Federal ajude no custeio, tornando assim possível o cumprimento do valor previsto para o piso de enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras.

“Os municípios não têm condição de pagar esse valor. Esse é um fato, não é falácia, e é baseado em pesquisa, levantamento e dados. É triste ver que parlamentares têm utilizado essa pauta de maneira política sem considerar também a realidade das cidades”, ressaltou.

E deixou claro: “Reconhecemos a importância dos enfermeiros, e por isso mesmo, queremos que as coisas sejam feitas da maneira correta, com o apoio do Governo Federal”.

George lembra que o Governo Federal já custeia o pagamento de outras categorias da área, como os Agentes Comunitários em Saúde e de Combate à Endemias.

Sem esse auxílio, avalia, há risco de suspensão das atividades, o que poderia desencadear uma crise na saúde pública, com desempregos e atendimento comprometido.

Leave a Reply

Your email address will not be published.