Moraes acata pedido da PGR para investigar Bolsonaro

Em decisão proferida agora há pouco, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, acatou pedido da Procuradoria-Geral da República para investigar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por incentivar atos antidemocráticos.

A Procuradoria pediu à Corte a inclusão de representação contra Bolsonaro no Inquérito 4.921, que apura a instigação e autoria intelectual dos atos golpistas que resultaram em episódios de vandalismo e violência em Brasília no último domingo (8).

Assinada por membros do Ministério Público Federal, a representação sugere que, ao postar vídeo no último dia 10, questionando a regularidade das eleições presidenciais de 2022, Bolsonaro teria feito incitação pública à prática de crime. A postagem foi apagada após a veiculação, no dia 11 de janeiro.

“O pronunciamento do ex-Presidente da República, JAIR MESSIAS BOLSONARO, se revelou como mais uma das ocasiões em que o então mandatário se posicionou de forma, em tese, criminosa e atentatória às Instituições, em especial o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL – imputando aos seus Ministros a fraude das eleições para favorecer eventual candidato – e o TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL –, sustentando, sem quaisquer indícios, que o resultado das Eleições foi é fraudado”, afirmou Moraes em sua decisão.

Leave a Reply

Your email address will not be published.