Reeleito com mais de 1,2 milhão de votos, o governador João Azevêdo (PSB) defendeu a retomada do “controle” do orçamento da União para o Poder Executivo, em uma crítica direta ao chamado orçamento secreto.
“Acredito que Lula tem uma missão gigante. Reestabelecer o caráter do orçamento publico da União. O orçamento da União não está nas mãos do Poder Executivo, tudo depende de emendas. Precisamos recuperar esse orçamento”, declarou João em entrevista à Globo News, nesta segunda-feira (31).
Ele complementou: “Para que o Poder executivo possa executar programas. Sem isso, ficará difícil para governar, onde o Congresso precisa decidir onde vai investir. Esses orçamentos deveriam estar com o orçamento executivo”.
O socialista também pregou o reestabelecimento de relação republicana com o Governo Federal. / partir da vitória do ex-presidente Lula (PT).
“Tivemos uma disputa entre o Governo Federal e os estados, numa transferência até de responsabilidade. Eu tenho certeza que com Lula teremos uma relação republicana, de harmonia entre governadores e a presidência”, disse o governador.
Ainda na entrevista, o governador fez um balanço do primeiro mandato e a projeção para os próximos quatro anos.
“Sofremos com a pandemia durante dois anos, o que verdadeiramente afetou alguns programas que queríamos implantar. Mesmo assim, avançamos muito na saúde. O estado está arrumado na sua gestão fiscal. Essa capacidade de fazer investimento é o que tem feito o estado atrair novas empresas”, avaliou.
Leave a Reply