Com dois pareceres contrários pela Procuradoria Geral da República – um para que se mantenha a inelegibilidade e outro pelo indeferimento do registro – o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), candidato ao Senado, usou o Guia Eleitoral para dizer que tem sido vítima de “fake news”. “Sou candidatíssimo”.
No programa veiculado, Ricardo garante que permanece candidato, inclusive, na liderança de pesquisas de intenção de voto, e que seu nome constará na urna eletrônica no próximo domingo.
De fato, o petista aguarda julgamento de três recursos – dois no Supremo Tribunal Federal e um no Tribunal Superior Eleitoral – para se manter na disputa.
É fato também que o nome estará na urna no próximo domingo (2). E, em sendo eleito, os votos não serão computados, aguardando a decisão final da Justiça. Daí a querer dizer que as notícias são fake news, é demais.
Mas, advogados especialistas em Direito Eleitoral consultados pelo BLOG afirmam que Ricardo Coutinho tem poucas de chances de reverter a situação. Enquanto isso, adversários usam a tática do “voto útil” para que os eleitores escolham outro candidato.
Leave a Reply