Faltando 12 dias para o primeiro turno das eleições 2022, alguns deputados estaduais paraibanos se deram “férias”. Durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (20), foi difícil alcançar o quórum para análise de matérias.
O deputado Adriano Galdino (Republicanos), presidente da Casa, por diversas vezes fez um apelo aos líderes das bancadas – Cabo Gilberto Silva (oposição) e Wilson Filho (governo) – para que os parlamentares entrassem na sessão – ainda que de forma virtual.
Lembrou que todos estão com agenda cheia, “muito sacrificada”, devido à campanha eleitoral, mas que existem matérias importantes a serem votadas. “É preciso conciliar nossa agenda com os trabalhos da Casa”, disse.
Pouco antes das 11h, dos 36 deputados, apenas 20 estavam na sessão, com presença registrada, e após uma busca.
Dos 36 parlamentares, entre os eleitos e os que assumiram a titularidade do mandato no meio do caminho, três não disputarão – Doda de Tião, Érico Djan e Edmilson Soares -, uma disputa a vaga de senador – Pollyanna Dutra -, outro foi registrado como suplente de Senador – Jeová Campos.
Outros 31 estarão na disputa direta por mandatos no Legislativo, nas eleições deste ano, sendo quatro a uma vaga na Câmara Federal – Ricardo Barbosa, Estela Bezerra, Raniery Paulino e Cabo Gilberto Silva.
No mínimo, a renovação serão nove vagas a serem preenchidas por novas caras a partir de fevereiro, quando os parlamentares serão empossados.
É preciso lembrar que essa Legislatura só encerra em janeiro. Desnecessário, apesar de se estar em período eleitoral, ter que apelar para que deputados participem das sessões. Antes, era duas por semana e foram reduzidas a uma.
Leave a Reply