A possível candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na disputa pelo Planalto, tem a Paraíba como um dos maiores pontos de tensão para a campanha do petista no Nordeste.
Matéria da Folha de S. Paulo traz que a provável chapa com PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL, Rede e Solidariedade não deverá ser replicada no estado.
O governador João Azevêdo (PSB) e o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), rompidos desde 2019, protagonizam desavenças públicas e enfrentam uma disputa aberta pelo apoio de Lula no estado.
A situação chegou ao ponto do PT na Paraíba se “queixar” diretamente ao diretório nacional após fotos, sorrisos e abraços trocados entre Lula e João.
Resultado: uma intervenção branca dando mais poderes ao grupo de Ricardo e um vídeo do ex-presidente que fala na construção de uma parceira do partido com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB).
Azevêdo concorre à reeleição amparado por uma ampla frente de partidos como o PCdoB, Rede, PV, Republicanos, além de parte do PT e lideranças do MDB.
Em entrevista a jornalistas e youtubers, semana passada em São Paulo, Lula classificou como um “bom problema” o cenário eleitoral conturbado e com múltiplos palanques na Paraíba.
“Um técnico da seleção tem um bom problema quando tem muito jogador bom. Na Paraíba, eu estou feliz com a minha situação, porque muita gente boa quer trabalhar conosco, querendo fazer aliança. Eu não recuso voto”, disse.
Além de João e Veneziano, Lula também será apoiado pela pré-candidata ao governo Adjany Simplicio (PSOL) e mantém conversas com a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), que não tem legenda garantida após a intervenção.
Partidos da base de Lula na Paraíba:
- PSB – pré-candidatura do governador João Azevêdo;
- PT – Apoio ao senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), mas com base rachada;
- PCdoB – apoia João Azevêdo;
- PV – apoia João Azevêdo;
- Rede – apoia João Azevêdo;
- PSOL – pré-candidatura de Adjany Simplicio;
- Solidariedade – apoia João Azevêdo
Leave a Reply