A Secretaria de Saúde do estado retoma a vacinação no município de Lucena, nesta segunda-feira (24), após o erro vacinal em crianças com doses de adultos e vencidas, que veio à tona após a denúncia de uma mãe.
A vacinação ocorreu antes entre dezembro e início de janeiro deste ano, antes mesmo da chegada da dose pediátrica da Pfizer, única autorizada para esse público até então, para crianças de 5 a 11 anos de idade.
O processo será retomado com trabalho conjunto entre as equipes da Saúde estadual e do município. Nesta primeira etapa, estão sendo convocados os maiores de 12 anos que receberam vacina da Pfizer em qualquer momento.
Na ocasião, acontecerá a conferência dos cartões de vacinação e serão dadas orientações sobre a revacinação, caso seja constatada a necessidade.
Equipes técnicas do estado constataram que outras 200 pessoas – entre adolescentes e adultos – foram vacinados com doses vencidas do imunizante. Semana passada, o município descartou mais de 1.400 doses.
Os Ministérios Públicos da Paraíba e Federal abriram procedimento para investigar o erro vacinal.
O processo de conferência dos cartões das pessoas que receberam a vacina da Pfizer se estende entre os dias 24, 25 e 26 deste mês, na Escola Municipal Américo Falcão, no Centro de Lucena. O atendimento será realizado entre 9h e 16h, sem pausa.
Ainda nesta semana, será iniciada a vacinação das crianças de 5 a 11 anos com o imunizante pediátrico, também com participação das equipes estaduais.
A oferta desta vacina acontecerá no dia 26, e será realizada uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, obedecendo às orientações de realizar a vacinação das crianças em ambiente exclusivo para garantir a aplicação segura.
O município divulgará, em breve, o local onde acontecerá a oferta dos imunobiológicos que serão garantidos, neste primeiro momento, às crianças com comorbidades e deficiência permanente.
A secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, explica que as equipes de Lucena receberam mais uma qualificação e estarão participando desta retomada, em parceria com as equipes da SES e de outros municípios.
“Foram repassados todos os cuidados em relação ao armazenamento, controle de lote e aplicação das doses. Contaremos também com apoio de equipes do município de João Pessoa e Cabedelo para garantir toda segurança nesse momento de retomada”, explicou.
A Secretaria de Saúde do estado reforça que a vacina é segura e tem eficiência comprovada, prevenindo contra os casos graves. O avanço da vacinação na Paraíba tem sido responsável pela redução de 90% da mortalidade por Covid-19 em todo o estado.
Leave a Reply