STF dá 48h para estados explicarem vacinação

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, determinou que os estados e o Distrito Federal se manifestem, em até 48 horas, sobre as supostas irregularidades apontadas pela União em relação à aplicação de vacinas contra Covid-19 em crianças.

Em petição encaminhada ao Supremo, o advogado-geral da União, Bruno Bianco, informa que 2.400 crianças de 0 a 4 anos teriam sido vacinadas equivocadamente, além de outras 18 mil de 5 a 11 anos que teriam sido imunizadas antes da liberação do governo.

Diante da situação, o AGU solicita que seja suspensa toda e qualquer campanha de vacinação de crianças e adolescentes, em desacordo com as diretrizes prescritas no Plano Nacional de Imunização e nas recomendações do Ministério da Saúde.

Os dados foram divulgados pela deputada federal Carla Zambelli (PSL) em entrevista ao programa Correio Debate (98 FM). Ela é contrária à vacinação infantil.

No município de Lucena, na Paraíba, nos últimos 30 dias, 49 crianças foram vacinadas contra a Covid-19 com doses para adultos, sendo 36 vencidas e ainda teve que descartar 1.400 doses do imunizante da Pfizer. Outras 200 pessoas (entre adolescentes e adultos) imunizadas com doses vencidas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.