MPF investiga prefeitura por vacinar crianças

O Ministério Público Federal na Paraíba abriu procedimento para investigar denúncia sobre a vacinação de 49 crianças, em Lucena, sete dias antes da chegada das doses do imunizante da Pfizer para o público infantil (frasco com a tampa laranja).

A Prefeitura de Lucena divulgou uma nota oficial onde esclarece que a aplicação indevida de vacinas em crianças da cidade foi executada por decisão individual da profissional que fez a aplicação. 

Informou ainda que afastou a profissional responsável e que está acompanhado as crianças vacinadas, que não apresentaram reações adversas.

A Anvisa autorizou em 16 de dezembro a vacina pediátrica da Pfizer, para crianças de 5 a 11 anos.

O primeiro lote chegou à Paraíba na tarde desta sexta-feira (14) e foram distribuídas neste sábado pela manhã pela Secretaria de Saúde do estado.

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Lucena lamenta profundamente a falha executada por uma auxiliar que aplicou indevidamente e sem autorização vacinas de combate à COVID-19 em algumas crianças de um posto de saúde da Zona Rural.

Esclarecemos que a decisão foi tomada individualmente pela pessoa que fez a aplicação, sendo uma falha pontual e que não partiu de determinação da administração municipal, de forma que assim que tomamos conhecimento, afastamos a responsável.

A Prefeitura esclarece ainda que está pondo a disposição das famílias acompanhamento médico e monitorando as crianças. Já comunicamos a Secretaria Estadual de Saúde para que o Ministério de Saúde também seja informado.

Até o momento, felizmente, as crianças que recebem as vacinas não apresentam quadro adverso na saúde.

A Prefeitura está orientando, novamente, as equipes que fazem a campanha de vacinação contra a COVID e informa a nossa população que a aplicação de vacinas infantis serão feitas, exclusivamente, com as novas vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, voltadas especificamente para uso pediátrico.

Leave a Reply

Your email address will not be published.