A Executiva Nacional do PSOL aprovou, nesta quinta-feira (10), a abertura de conversas formais com a Rede e o PCdoB para a formação de federação partidária.
Presidente do partido na Paraíba, Tarcio Teixeira afirmou que se consolidando, o PSOL entra em outro patamar de disputa nos estados, em 2022.
“Na Paraíba, passa a ter condiçoes de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e superar a cláusula de barreira para Câmara Federal”, disse.
Ele acredita que, para as eleições de 2024, em se repetindo ou ampliando a votação de eleições anteriores, o PSOL estaria com a mão em uma das vagas para Câmara Municipal da Capital.
Resolução aprovada:
1. A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados apoiou o projeto que cria as federações partidárias. Reconhecemos que essa é uma medida democrática diante das novas restrições da legislação eleitoral.
2. Consideramos que as federações permitem, ainda, o enfrentamento da cláusula de barreira, medida antidemocrática criada para asfixiar os partidos ideológicos com a justificativa de combater a “pulverização” do sistema partidário brasileiro.
3. Assim sendo, a Executiva Nacional do PSOL aprova a instauração de conversas formais com Rede Sustentabilidade e PCdoB, com vistas a avaliar a conveniência de uma federação entre um ou mais partidos de esquerda.
4. Propostas de diálogo com outras agremiações de esquerda serão apreciadas oportunamente pela Executiva Nacional do PSOL.
Leave a Reply