Wilson Filho entrega lista de apoio por IF do Sertão

Líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Wilson Filho entregou ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, documento que pede o desmembramento do Instituto Federal da Paraíba e criação do Instituto Federal do Sertão, com sede em Patos, com as assinaturas dos deputados estaduais paraibanos.

Para Wilson Filho, é necessário que toda a classe política paraibana esteja unida para cobrar ao Governo Federal que reveja a decisão que deixou a Paraíba de fora do plano de expansão dos Institutos Federais.

“Mobilizei a Assembleia Legislativa da Paraíba no intuito de reforçar essa luta. Não iremos desistir e precisamos do apoio de toda a sociedade. A concretização desse projeto irá estimular o desenvolvimento do ensino, pesquisas, extensão e cursos voltados para as potencialidades do Sertão”, ressaltou o parlamentar.

Em outubro deste ano, o ministro Milton Ribeiro anunciou a criação de apenas seis Institutos Federais de Ensino Superior (Ifes) e não mais dez, como estava previsto. Nessa sexta-feira (3), anunciou mais dois: no Piauí e no Pará. A Paraíba uma vez ficou de fora.

Wilson Filho alegou que a Paraíba foi excluída do plano de expansão após posicionamento da reitoria do IFPB que foi contra o desmembramento. A ideia inicial do MEC era dotar os campi mais distantes das capitais de uma reitoria própria para melhorar a qualidade da gestão de ensino e pesquisa nos Institutos Federais de Educação.

Toda a bancada federal em Brasília já demonstrou apoio e também assinou uma carta que já foi entregue ao ministro. “Através da ação do deputado federal Wilson Santiago, em Brasília, conseguimos o apoio de todos os deputados federais e senadores e agora ganhamos o reforço da Assembleia Legislativa que vem somar forças”, acrescentou Wilson Filho.

Trajetória – A luta pela criação do Instituto Federal do Sertão é antiga e teve seu início em 2014 com a apresentação de um Projeto de Lei de autoria de Wilson Filho quando deputado federal. Em 2019, o deputado Wilson Santiago apresentou um novo PL com teor semelhante.

Leave a Reply

Your email address will not be published.