João garante 260 mil chips para alunos e professores

Alunos e professores da rede estadual de ensino já podem retirar os chips de celular, a partir desta quinta-feira (2), nas unidades de ensino em que estão matriculados, levando o celular no qual será instalado. É preciso apresentar um documento pessoal com foto. 

Nesta quinta, o governador João Azevêdo esteve na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Alice Carneiro, em João Pessoa, para a entrega de chips 3G/4G a alunos e professores do estado.

O objetivo é estabelecer uma nova estratégia para garantir e ampliar a conectividade ao ensino híbrido. Ao todo, serão distribuídos mais de 260 mil chips, o que representa um investimento de aproximadamente R$ 14 milhões. 
 
Na ocasião, João Azevêdo ressaltou o esforço do governo para fortalecer o sistema educacional do estado. “Estamos dando continuidade ao programa Paraíba Educa, iniciado durante a pandemia, e que teve um resultado extraordinário, conquistando o reconhecimento nacional pelo Centro de Liderança Pública”, disse.

O governador explicou que o estado fez contratos com todas as operadoras para assegurar a todos os alunos a universalização do acesso ao ensino. Ele também enalteceu o compromisso dos professores e alunos com a educação da Paraíba.  
 
O secretário de Educação do estado, Cláudio Furtado, evidenciou que a distribuição de chips representa mais uma ação governamental voltada para a inclusão de pessoas.

“Cada chip terá 20 GB de franquia de dados que só poderão ser utilizados para conteúdos educacionais porque vamos ter uma plataforma de controle sobre eles”.

Ele complementou: “Estamos programando atividades para as férias utilizando os chips e sabemos que o ensino híbrido veio para ficar e, mesmo quando chegarmos ao patamar de 100% das aulas presenciais, várias atividades serão feitas remotamente, ou seja, vamos continuar com a TV Paraíba Educa”.
 
A ideia é de que, a partir do uso dos chips, mais estudantes e professores tenham acesso às atividades desenvolvidas pelas escolas, assim como a sites institucionais e educativos que poderão ser utilizados pelos docentes no planejamento escolar.
 
Os profissionais das escolas ficarão responsáveis por fazer a instalação e validação do chip e o estudante já sairá do local com a conexão ativada para realizar as atividades educacionais.
 
Com o intuito de tornar mais dinâmico o processo de distribuição e validação para os alunos, foram elaborados tutoriais que poderão ser consultados pelos gerentes regionais de educação e profissionais escolares na página do Paraíba Educa.
 

Leave a Reply

Your email address will not be published.