A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) apresentou o projeto de ordenação de vagas e estacionamento rotativo na Capital. Sai a Zona Azul e entra a Zona dos Ipês.
Os valores serão semelhantes. Na zona central de João Pessoa será cobrado R$ 3,00 por duas horas. A novidade é que haverá Zona dos Ipês também na orla marítima. Lá, o motorista pagará R$ 3,00 por cinco horas de estacionamento,
O projeto foi apresentado durante audiência pública na Câmara Municipal, em sessão proposta pelo presidente da Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana na Casa, vereador Damásio Franca (Progressistas).
Damásio Franca afirmou que a ideia da sessão surgiu do Câmara Itinerante, realizado no início do ano, que visitou diversos pontos da Capital e avaliou também dificuldades encontradas na saúde e educação, assim como na mobilidade e ordenamento urbanos.
“Fomos à Lagoa e no Centro conversar com lojistas e e vimos que um dos principais problemas é a questão do estacionamento”, afirmou Damásio. Ele afirmou ter sido procurado por empresários relatando insatisfações com a falta de ordenamento de vagas no Centro da cidade.
O gestor da Semob-JP, George Morais, destacou que tem como desafio a reativação do estacionamento rotativo em João Pessoa para beneficiar o comércio, o turismo e o cidadão pessoense.
Ele explicou que o órgão abriu um chamamento público para que empresas pudessem apresentar ideias, soluções e modelos voltados para a implantação, administração e modernização de um novo estacionamento rotativo da Capital.
“O objetivo é que possamos, através do smartphone adquirir um bilhete, identificar com ajuda de mapas de calor qual zona da cidade apresenta espaçamento mais vago, para que o cidadão possa se deslocar com mais eficiência e gastar menos tempo no trânsito”, destacou George Morais.
O presidente da comissão do chamamento público na Semob, João Eduardo Morais de Melo, informou que das três empresas que apresentaram estudos, a ganhadora do certame foi a Rizzo Park e que, a partir de agora a intenção é debater com todos os envolvidos as mudanças propostas para o aprimoramento do projeto.
A líder do projeto e diretora da Rizzo Park, Roberta Borges Boaventura, afirmou que a empresa vai utilizar tecnologia de ponta já utilizada no mundo, na gestão de estacionamento rotativo.
O investimento inicial informado pela empresa, para a realização do projeto, é de R$ 15 milhões. Ainda não há data para implantação.
Disse ainda que os comerciantes poderão vender o estacionamento e ter uma comissão sobre isso. “Haverá um mapa que o cidadão poderá consultar as vagas disponíveis antes mesmo de sair de casa para encontrar uma região mais tranquila, evitando assim o fluxo intenso de veículos”, explicou ela.
Como funcionará a Zona dos Ipês – Segundo Roberta Borges, o estacionamento rotativo na cidade foi chamado de Zonas dos Ipês pelo viés de sustentabilidade adotado no projeto e se divide em Ipês Amarelos, Brancos e Roxos.
O Ipê Amarelo representa as áreas de zoneamento comercial com a rotatividade maior. A permanência será de até duas horas a uma tarifa de R$ 3,00. Há um total de 3.937 vagas entre comuns, para idosos e para pessoas com deficiência.
O Ipê Amarelo, no bairro de Mangabeira, tem um planejamento especial com uma remodelagem no tráfego também com a permanência de até duas horas a uma tarifa de R$ 3,00 e o total de 667 vagas.
“Mangabeira vai ter um projeto de remodelação, com uma via para veículos, uma para ônibus, uma ciclovia e vagas de estacionamento para revitalizar a região”, explicou.
O Ipê Branco representa uma área de integração do estacionamento rotativo com o transporte coletivo, com a permanência de até cinco horas e a tarifa de R$ 3,00 – caso não haja o uso do ônibus – e o total de 103 vagas.
A empresa explicou que será realizada, no Mercado Central, uma obra de remodelação com a criação de um edifício garagem com espaço para comerciantes, que hoje estão de maneira irregular ou de maneira precária.
Haverá ainda uma integração tarifária de R$ 5,00, valor referente ao estacionamento e à passagem do cidadão que aderir à integração.
Para contemplar a integração com o transporte coletivo, está previsto no projeto uma nova rota de ônibus com um trajeto de 21 minutos com circulação apenas na região central, abrangendo o Parque Solon de Lucena e o Centro Histórico.
O Ipê Roxo reflete as áreas de zoneamento turístico das avenidas à beira-mar, com a permanência de até cinco horas, sendo a tarifa de R$ 3, em um total de 1.817 vagas.
Tecnologias usadas no projeto – A previsão é de instalação de parquímetros, equipamentos eletrônicos alimentados com energia solar, utilizados para o controle do estacionamento rotativo, no qual será possível o pagamento com moedas e cartões de crédito e débito.
O projeto também prevê a criação de um aplicativo para o comerciante, o Smart PDV. Quem tiver um comércio na região do estacionamento rotativo e quiser integrar o projeto, poderá baixar o aplicativo, fazer a compra antecipada dos créditos para ganho de 20% das vendas que ele realizar.
Haverá ainda a ferramenta de fiscalização chamada de OCR (Optical Character Recognition), que consiste em câmeras que fazem a leitura automática das placas dos carros.
A futura empresa concessionária fará a sinalização horizontal e vertical de todo perímetro de estacionamento e a realização de obras de engenharia e arquitetura.
A outorga inicial mínima é de R$ 300 mil e a mensal de 5% do faturamento do estacionamento, devendo esses recursos serem destinado à Semob para a realização de obras de mobilidade urbana.
A diretora acrescentou que o projeto prevê a criação de um emprego a cada 100 vagas de estacionamento; o cadastro de no mínimo um comércio a cada 50 vagas; e o plantio de uma árvore a cada cinco vagas.
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