O governador João Azevêdo (Cidadania) anunciou, no Twitter, o resultado da primeira avaliação do prêmio de desempenho da cobertura vacinal contra a Covid-19. São 20 municípios que receberão a premiação, que tem o objetivo de incentivar os profissionais de saúde envolvidos na operacionalização da campanha de vacinação.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde, Isiane Queiroga, até o mês de novembro, o Governo do Estado irá contemplar com R$ 3 mil, cada equipe de Saúde dos 20 municípios com o melhor desempenho da cobertura vacinal da segunda dose. A lista divulgada nesta sexta-feira (06) se refere aos dados inseridos no sistema até o dia 31 de julho.
Isiane Queiroga explica que foram adotados alguns critérios para a realização desta avaliação. “Analisamos o registro de doses aplicadas de D2 no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização até o dia 31 de julho. Identificamos a existência de registros duplicados, trazendo equidade à análise do banco. Se ocorrer empate de cobertura vacinal, será utilizado o critério de maior população maior de 18 anos para desempate. Os 20 municípios vencedores nesta primeira avaliação serão excluídos nas análises seguintes”, pontua.
Os municípios contemplados são:
- Zabelê (com a cobertura mais alta, de 106,64%),
- Amparo,
- Prata,
- Capim,
- Lastro,
- Maturéia,
- São José de Caiana,
- Parari,
- Santa Inês,
- Nazarezinho,
- São Domingos do Cariri,
- Boa Ventura,
- São José de Espinharas,
- Nova Olinda,
- Carrapateira,
- Assunção,
- Malta,
- São José dos Cordeiros,
- Serra Grande
- Conceição.
Os valores serão repassados do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde, de acordo com a quantidade de equipes de Saúde da Família existente em cada município. O incentivo deverá ser utilizado, exclusivamente, para pagamento de profissionais envolvidos na vacinação, sendo preferencialmente para agentes comunitários de Saúde, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e enfermeiros.
Leave a Reply