O governador João Azevêdo (Cidadania), em postagem no Twitter, afirmou que a Paraíba vai importar 81 mil doses da vacina russa Sputnik V. “Já temos a autorização e estamos trabalhando para cumprir os trâmites burocráticos e as exigências da Anvisa. O objetivo é fazer as vacinas chegarem o quanto antes. #ParaíbaVacina #UseSempreMáscara #OCuidadoContinua“.
Representantes do Fundo Soberano Russo, responsável pela vacina Sputnik V, e governadores do Nordeste se reuniram na manhã desta terça-feira (15) para acertar os detalhes. O Fundo confirmou que enviará no início de julho as primeiras doses do imunizante, e que entregará até o fim deste mês o cronograma de distribuição das doses.
No início deste mês, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por maioria, a importação da vacina Sputnik V, de forma “excepcional e controlada”, e ainda com pequena quantidade de doses liberadas.
O imunizante só poderá ser utilizado no Brasil após entrega e avaliação pela Anvisa dos dados referentes a dois meses de acompanhamento de segurança do estudo clínico de fase 3. Também só deverá ser utilizada apenas na imunização de indivíduos adultos – a partir dos 18 anos.
Leave a Reply