Grupos evangélicos pressionam para abrir igrejas

Dez igrejas e grupos evangélicos encaminharam uma Carta Aberta como forma de pressionar o governador João Azevêdo (Cidadania) para que ele reveja o Artigo 6º do Decreto Estadual 41.053/2021, que suspendeu missas e cultos até o dia 10 de março. Essa é uma das medidas adotadas como forma de conter o repico de casos de Covid-19 em 144 municípios da Paraíba, classificados com bandeiras vermelha e laranja.

Na carta, os líderes religiosos deixam claro que compreendem a relevância e a necessidade das medidas, mas questionam o fato de “Primeiramente, queremos expressar que compreendemos a relevância e a de bares e restaurantes continuarem funcionando – no caso desses estabelecimentos, até às 16h.

Alegam ainda que, desde a decretação da situação de pandemia decretada pela Organização Mundial da Saúde, em março de 2020, não mediram esforços na adoção de medidas sanitárias a fim de coibir a propagação do vírus, tais como: redução na capacidade de ocupação dos templos,disponibilização de álcool 70% nas igrejas,aferição de temperatura das pessoas,exigência do uso de máscaras e as recomendações de restrições aos contatos físicos entre os fiéis.

O fato é que muitos cultos e igrejas não vinha cumprindo com o Decreto Estadual 40.304/2020, que permitia a realização com 30% da capacidade. Em postagens nas redes sociais, é possível observar lotação máxima e acima do permitido.

“Sendo assim, solicitamos, gentilmente,que Vossa Excelência reveja a posição do governo em relação a suspensão da realização de missas, cultos e quaisquer cerimônias religiosas presenciais nos municípios que estejam classificados nas bandeiras vermelha e laranja”, diz trecho da Carta.

Nesta quinta-feira (25), vereadores de João Pessoa criaram a “Bancada Cristã”. Para os parlamentares, faltou diálogo por parte do Governo com os representantes das instituições religiosas. Eles exigem participação das reuniões que incluam decisões sobre as igrejas, tanto a nível estadual como municipal.

Os vereadores que integram a bancada são Eliza Virgínia (PP), Durval Ferreira (PL), Cartão Pelo Bem (Patriota), Bispo José Luiz (Republicanos), Coronel Sobreira (MDB) e Marcílio do HBE (Patriota).

Leave a Reply

Your email address will not be published.