Cidades da PB já podem vacinar grupos da educação

A partir da próxima semana, os municípios da Paraíba poderão promover a vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores da educação, a depender da quantidade de doses a serem enviadas pelo Governo Federal. A decisão foi pactuada entre estado e municípios durante a reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada neste sábado (29).

Em João Pessoa, a vacinação do grupo da educação teve início há 15 dias, em meio a interrupções por decisão judicial. Neste domingo (30), a Prefeitura imunização trabalhadores do ensino básico ao médio 18+ e ensino superior, 35 anos ou mais.

Nessa sexta-feira (28), o Ministério da Saúde divulgou nota técnica orientando a inclusão dos trabalhadores da educação nos grupos prioritários do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O órgão justifica a inclusão com a necessidade de volta às aulas presenciais.

O documento ressalta impactos sociais ocasionados pela doença na educação infantil, principalmente nos grupos sociais menos favorecidos e que têm dificuldade, ou mesmo inviabilidade, para adesão ao ensino à distância.

Deverá ser seguida a seguinte ordem de prioridade:

  • creches,
  • pré-escolas,
  • ensino fundamental,
  • ensino médio,
  • profissionalizantes
  • EJA
  • ensino superior

*Profissionais que atuam no setor administrativo, dentro das secretarias estadual e municipais de educação, também serão contemplados nesta fase.

De acordo com secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, desde o início da campanha de vacinação contra Covid-19, o estado segue o que está preconizado no PNI. “Na vigência de uma pandemia, em que há a escassez de vacinas, o meio mais justo de operacionalizar a campanha de vacinação é imunizar aqueles que têm mais probabilidade de precisar de internação e de morrer. A reunião de hoje foi importante para definir o norte da Paraíba, a partir de agora”, pontuou.

Além da inclusão dos trabalhadores da educação, nesta fase da campanha, também foi deliberado e pactuado na reunião da comissão, iniciar a vacinação das pessoas em situações de rua e dos funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e população privada de liberdade. Geraldo Medeiros afirma que é importante lembrar que essa vacinação irá ocorrer de maneira concomitante, de acordo com os percentuais de doses enviados pelo Governo Federal.

Outra orientação do Ministério da Saúde e também pactuado em CIB neste sábado foi a inclusão da população em geral, entre 18 e 59 anos, na campanha de vacinação. O secretário explica que isto ocorrerá na fase seguinte da campanha e será realizada de forma simultânea, por faixa etária decrescente, junto aos demais trabalhadores de outros grupos essenciais.

Geraldo Medeiros reforça a importância de seguir a imunização dos grupos prioritários abertos, contemplando aqueles que, por algum motivo, ainda não compareceram aos pontos de vacinação. A Paraíba já registrou no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 1.274.764 doses, sendo 843.299 pessoas vacinadas com a primeira dose e 431.465 com a segunda dose da vacina.

Leave a Reply

Your email address will not be published.