Ricardo Salles e mais 10 são alvos de operação da PF

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, são alvos da Operação Akuanduba, da Polícia Federal, nesta quarta-feira (19), que investiga a exportação ilegal de madeira para Estados Unidos e Europa.

Ao todo, 160 policiais cumprem 35 mandados de busca e apreensão. A PF esteve nos endereços de Salles em São Paulo, Brasília e no Pará (gabinete operacional que ele montou). A investigação apura crimes contra a administração pública (corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando) praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro. 

Além das buscas e do afastamento preventivo dos 10 agentes públicos do Ibama e do MMA, o ministro do STF determinou a suspensão imediata da aplicação do Despacho n. 7036900/2020/GAB/IBAMA, que relaxou as regras de exportação de madeira ilegal.

#forasalles aumenta pressão para saída de ministro

A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que também determinou a quebra dos sigilos telefônico, telemático, bancário e fiscal de Salles, o afastamento preventivo de Bim do comando do Ibama e o de outros nove agentes públicos que ocupavam cargos e funções de confiança nos órgãos.

No inquérito, a Polícia Federal lembra a reunião ministerial do dia 22 de abril na qual o ministro disse que ia aproveitar a pandemia para “passar a boiada”.

“Segundo a autoridade policial, o referido modus operandi (“parecer, caneta”) teria sido aplicado na questão das exportações ilícitas de produtos florestais, pois, na ausência de um parecer do corpo técnico especializado que objetivasse a eventual revogação da Instrução Normativa n. 15/2011, do Ibama, o que se viu na prática foi a elaboração de um parecer por servidores de confiança, em total descompasso com a legalidade”, diz o ministro em trecho da decisão.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi à superintendência da PF, em busca de mais informações sobre a operação contra ele, na manhã desta quarta-feira (19).

Confira a lista de todos os alvos:

  • Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente
  • Eduardo Bim, presidente do Ibama
  • Leopoldo Penteado Butkiewicz, assessor especial de Salles
  • Olivaldi Azevedo Borges, secretário-adjunto da Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente
  • Wagner Tadeu Matiota, superintendente de Apurações de Infrações Ambientais do Ibama
  • Olímpio Ferreira Magalhães, diretor de Proteção Ambiental do Ibama
  • João Pessoa Riograndense Moreira Júnior, diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas
  • Rafael Freire de Macedo, coordenador-geral de Monitoramento do Uso da Biodiversidade e Comércio Exterior
  • Leslie Nelson Jardim Tavares, coordenador de Operações de Fiscalização
  • André Heleno Azevedo Silveira, coordenador de Inteligência de Fiscalização
  • Artur Vallinoto Bastos, analista ambiental

Leave a Reply

Your email address will not be published.