#forasalles aumenta pressão para saída de ministro

Um dia antes da Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelos Estados Unidos, a hashtag #forasalles (115k e contando) domina o Twitter nesta quarta-feira (21), onde se pede a saída do ministro do Meio Ambiente. Ricardo Salles também está na mira do Congresso Nacional e tenta se segurar, mas a pressão sobre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para tirá-lo do cargo, aumenta.

Nesta terça-feira (20), 400 servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgaram uma carta em que denunciam que estão com as atividades de fiscalização totalmente paradas, desde que Salles mudou o rito para a aplicação de multas ambientais. Em resumo, as novas regras divulgam a aplicação de multas à exploração de madeira ilegal na Amazônia, um todos temas da cúpula do clima.

Semana passada, Ricardo Salles foi alvo de uma notícia-crime da Polícia Federal do Amazonas e passou a ser investigado no Supremo Tribunal Federal por supostamente atrapalhar uma investigação sobre madeireiras ilegais. A acusação provocou a exoneração do Superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, o que provocou manifestos e protestos contra a decisão.

Lembrando que o ministro é aquele flagrado na fatídica reunião ministerial de 22 de abril, usada pelo então ministro da Justiça Sérgio Moro contra o presidente Jair Bolsonaro, mas que mostra Salles propondo usar o momento da pandemia como oportunidade para avançar com medidas antiambientais. “Uma oportunidade ideal para “passar a boiada””, disse à época.

A cúpula, uma promessa de campanha do presidente americano Joe Biden, terá a participação de indígena brasileira, do Papa Francisco e de mais 40 chefes de Estado, entre ele o presidente Bolsonaro.

Evento servirá de teste ao comprometimento de Bolsonaro com o enfrentamento das mudanças climáticas e aos projetos de Joe Biden. O brasileiro precisará mostrar mais que discurso para convencer que está disposto a avançar com a política de preservação da Amazônia e do meio ambiente no País.

Leave a Reply

Your email address will not be published.