Cidades “relaxam” e 153 estão na bandeira laranja

Dos 223 municípios da Paraíba, 153 estão classificados com a bandeira laranja (mobilidade restrita), incluindo Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras. Os dados são da 25ª Avaliação, dentro do Plano Novo Normal Paraíba. O crescimento expressivo mostra o “relaxamento” das medidas de combate à Covid-19, a exemplo do uso de máscara e distanciamento social, nos municípios do Cariri, Sertão e Alto Sertão da Paraíba.

Na última avaliação, publicada no dia 01 deste mês, a Paraíba tinha 14 cidades na bandeira laranja e nenhum na bandeira vermelha (mobilidade impedida). No mapa divulgado neste sábado, 10 municípios estão em situação vermelha em relação ao avanço da Covid-19. São eles: Cacimba de Areia, Poço Dantas, Santa Inês, Santa Terezinha, São José do Bonfim, São José dos Cordeiros, São Mamede, Teixeira, Uiraúna e Vista Serrana. Em relação à bandeira amarela, no início do mês eram 209. Nesta avaliação, caiu para 60.

A Secretaria de Saúde do Estado afirma que houve um abandono das medidas individuais protetivas, que resultam em uma maior circulação do vírus e, consequentemente, a demanda por internações hospitalares. Entre os dias 03 e 08 deste mês, a Paraíba registrou uma média de 69 internações ao dia. Já entre os dias 10 e 15 foi possível observar um substancial crescimento desta média diária de internações, que alcançou 79 novas internações diárias em média.

Para o secretário executivo da Saúde, Daniel Beltrammi, “os esforços para que se contenham as evoluções da situação pandêmica para pior devem ser mantidos e dependem da decisão de cada uma das pessoas em seguir protegendo suas vidas por meio dos métodos e comportamentos reconhecidamente efetivos para conter a disseminação do novo coronavírus”. 

A Paraíba dispõe de 1.234 leitos ativos para a Covid-19 nos 20 centros de referência do Sistema Único de Saúde no estado. São 549 leitos de terapia intensiva e 685 leitos de enfermaria/UDC. Para o secretário, é importante ressaltar que nenhum leito hospitalar novo substitui em importância as medidas de proteção à vida.

“Os profissionais de saúde estão exaustos, uma vez que atuam na linha de frente há mais de 14 meses, e demandam que possamos fazer este gesto de coragem e amor, que é proteger a própria vida e a de todos ao mesmo tempo”, declarou.

Beltrammi alerta que “não é tempo para aglomerações em festas, celebrações, almoços e jantares, mesmo que ao ar livre. Os riscos de contágio pela Covid-19 seguem elevados em toda Paraíba”. O último decreto estadual, com medidas de combate à doença, tem vigência até a próxima quarta-feira (19).

Leave a Reply

Your email address will not be published.