Reforma tributária volta à pauta de Lira e Pacheco

Após anunciar a extinção da Comissão Mista da Reforma Tributária – sem combinar com o Senado, gerando mal-estar -, o que invalidaria o relatório apresentado pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, disse que vai conversar com o senador Rodrigo Pacheco (Democratas) para definir o trâmite da matéria em um discurso mais ameno.

Lira acabou “falando sozinho”. Um dia após o anúncio do deputado federal, o presidente do Senado afirmou que não houve a extinção da comissão mista. “Na verdade, ela está na iminência da conclusão do seu trabalho, sob a presidência do senador Roberto Rocha. (…) Não houve nenhum ato de extinção da comissão mista. Houve uma certa confusão porque houve a extinção, em razão do decurso das sessões, da comissão de reforma tributária da Câmara dos Deputados. Não se trata da comissão mista do Congresso Nacional” afirmou Pacheco.

Ou seja, a Câmara dos Deputados teria extinguido a Comissão de Reforma Tributária na Casa, por excesso de prazos, e que não afeta a Comissão Mista do Congresso, sob a relatoria de Aguinaldo Ribeiro.

Nesta segunda-feira, Arthur Lira falou sobre a reforma, no Twitter: “Vamos avançar com a reforma tributária sem nos preocupar com a paternidade do projeto. Esta semana devemos definir a tramitação, o formato. Temos aí duas reformas, a que envolve renda e a de consumo. Daremos um passo esta semana para fazermos a reforma de maneira ordenada”.

E complementou: “Com relação a Reforma Tributária, havendo fracionamento na parte de renda, e muito provavelmente haverá, nós deveremos decidir por três ou quatro relatores diferentes”. Ele se reúne nesta segunda-feira (10) com o presidente do Senado.

Leave a Reply

Your email address will not be published.