Cícero autoriza trabalho de revisão de Plano Diretor

O prefeito Cícero Lucena (Progressistas) autorizou a Ordem de Serviço para contratação de uma empresa especializada que vai elaborar a revisão do Plano Diretor de João Pessoa. O documento estabelece o trabalho que será desenvolvido em consonância com o Projeto João Pessoa Sustentável. Esse último prevê investimentos de U$ 200 milhões (aproximadamente R$ 1 bilhão) em obras e serviços voltados ao desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida da população.

O documento foi assinado nesta segunda-feira (19) pelos secretários de Gestão governamental, Diego Tavares; de Planejamento, José William Montenegro; e pelo coordenador da Unidade Especial de Projetos da Prefeitura, Elizeu Medeiros.

O secretário José William Montenegro explicou que a elaboração e revisão do Plano Diretor devem ocorrer a cada dez anos, no máximo, e tem o objetivo de fazer com que a cidade possa crescer de maneira equilibrada e planejada, garantindo o uso socialmente justo da propriedade e do solo urbano e promovendo o bem-estar da população.

“O Plano Diretor é um instrumento de Planejamento que permite ao município estabelecer de forma democrática suas diretrizes, normas e prioridades para o desenvolvimento urbano, com foco na sustentabilidade e na qualidade de vida da população”, completou.

Os serviços compreendem a realização de levantamento de dados, elaboração do diagnóstico técnico e comunitário, definição de diretrizes e propostas, elaboração do Plano de Ação e Investimentos e a institucionalização do plano, além da organização, divulgação e execução de reuniões técnicas, reuniões comunitárias, oficinas, audiências, conferência e capacitação.

Diego Tavares, secretário de Gestão Governamental, adiantou que o plano estará em sintonia com o projeto João Pessoa Sustentável, que vai promover uma série de intervenções urbanas na cidade, como a criação de um Parque no antigo Lixão do Roger, a requalificação da Beira Rio, que ganhará conjuntos habitacionais beneficiando a comunidade local, além de um parque linear nas imediações do Rio Jaguaribe, que será desassoreado.

O Plano Diretor Municipal (PDM) é um instrumento de orientação para o desenvolvimento dos centros urbanos brasileiros, instituído pela Lei 10.257/2001. Desenvolvido pelo poder executivo municipal e aprovado pela Câmara de Vereadores, o projeto deve abordar a ocupação do solo, considerando os interesses coletivos e difusos.

“A elaboração de estudos para a execução desses projetos objetivam o crescimento ordenado e sustentável da cidade, incluindo a reestruturação de praticamente todo o sistema viário de transporte público da capital”, ressaltou Elizeu Medeiros.

Leave a Reply

Your email address will not be published.