MPC quer que Pombal se mantenha “nos trilhos”

O Ministério Público de Contas da Paraíba, órgão ligado ao Tribunal de Contas do Estado, requereu Medida Cautelar para impedir que a Prefeitura de Pombal realize “qualquer tipo de intervenção no conjunto ferroviário da cidade [que é tombado] e garanta a guarda e conservação de parte dos trilhos e madeiras indevidamente retirados”.

Consta na Representação do MP de Contas que “a Prefeitura vem causando danos na Estação Ferroviária, bem arquitetônico tombado, retirando os antigos trilhos e fazendo reformas sem as necessárias autorizações”.

Diz ainda que o prefeito Abmael de Sousa Lacerda, conhecido por Dr. Verissinho, teria encerrado o projeto cultural “Estação do Patrimônio”, com a expulsão do grupo cultural Congos do interior da Estação, “o que dificultaria o processo de registro desta manifestação imaterial junto ao IPHAN”.

A Representação foi encaminhada ao conselheiro André Carlo Torres, relator do Processo de Acompanhamento de Gestão 2020 da Prefeitura de Pombal, e está assinada por Manoel Antônio dos Santos Neto, procurador-geral do MP de Contas, e Marcílio Toscano Franca Filho, procurador-chefe da Força Tarefa do Patrimônio Cultural do órgão.

O pedido foi encaminhado na quarta-feira (04). O conselheiro André Carlo Torres já despachou o requerimento dos procuradores para a Auditoria do TCE examinar e tomar as providências.

Leave a Reply

Your email address will not be published.