Paraíba volta à bandeira amarela no mapa da Covid

Após um “feriadão” de 10 dias com medidas restritivas, e mesmo após relaxamento de algumas atividades, a Paraíba reduziu o status de mobilidade restrita para reduzida. O 23º Mapa de Avaliação dos números da Covid-19, dentro do Plano Novo Normal Paraíba, traz um expressivo crescimento no número de municípios paraibanos em bandeira amarela. Nessa avaliação, são 187 cidades, o que equivale a 84% da Paraíba.

No 22º Mapa, divulgado dia 02 deste mês, 210 municípios estavam classificados com a bandeira laranja. No relatório divulgado neste sábado (17) caiu para 31. Dos 13 que figuravam na vermelha (mobilidade impedida), apenas cinco continuam – Prata, Santa Terezinha, São José do Bonfim, São Mamede e Uiraúna. Assim como na 22ª avaliação, a Paraíba continua sem municípios na bandeira verde. O balanço das novas bandeiras passa a vigorar no Estado a partir desta segunda-feira (19). 

O secretário executivo da Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, afirma que, embora haja uma melhora no cenário epidemiológico do estado, ainda é necessário um esforço da população no sentido de seguir usando máscaras com frequência e não se aglomerando. Além de manter boa higiene das mãos, esses são gestos de solidariedade em favor da proteção da vida de todos.

Ocupação de leitos – Sobre a situação dos leitos hospitalares, o secretário executivo afirma que, de janeiro a março deste ano, foi possível observar um expressivo aumento da ocupação dos dedicados à Covid-19, em especial os leitos de UTI adulto. Porém, na primeira quinzena de abril, houve uma interrupção desse crescimento, com redução no que concerne à 1ª Macrorregião de Saúde e quebra das tendências de crescimento das taxas de ocupação destes leitos na 2ª e 3ª Macro. 

“Isto de se deu em função da robusta ativação de leitos dedicados à Covid-19. São 398 leitos estaduais ativados só em 2021, sendo alcançados 1.234 leitos ativos para os cuidados à Covid-19 na Paraíba. São 549 leitos de terapia intensiva e 685 leitos de enfermaria/UDC. Estes números demonstram a imensa resiliência do sistema de saúde paraibano, em especial no que diz respeito às suas capacidades adaptativas para ampliação rápida e efetiva de ofertas hospitalares em tempos de crise”, pontua. 

Campanha de vacinação – A 23ª avaliação também traz um recorte de como está a campanha de vacinação contra Covid-19 na Paraíba. O estado é o 3º ente federativo em número de doses aplicadas, tendo uma razão média de aplicação de mais de 13% de primeiras doses em relação à população estadual. Daniel Beltrammi destaca que já é possível ver os efeitos da vacinação por meio da redução em 11% das internações dos idosos, e 12% daqueles com mais de 80 anos. Ele reforça que, uma vez vacinadas, as pessoas devem continuar seguindo rigorosamente as recomendações quanto a proteção individual e coletiva.

Daniel Beltrammi lembra ainda que a pandemia da Covid-19 tem apresentado um comportamento cíclico, alternando fases de estabilidade e piora de forma cada vez mais rápida. Por isso pede o esforço dos paraibanos para que o estado não precise testemunhar um cenário de perdas igual ao de março deste ano.

“Só nosso firme compromisso em defesa da vida poderá nos poupar de momentos de elevada tristeza, como os que vivenciamos, potencialmente reproduzíveis ainda no 1º semestre deste ano. Somente sua decisão e coragem são capazes de nos proteger e poderão nos manter seguros agora e no futuro. Esta tarefa é contínua e de todos nós”, completa.

Leave a Reply

Your email address will not be published.