Cícero e Queiroga querem a mesma coisa: mais vacina

Em Brasília para agenda administrativa, desde a última segunda-feira (12), e em meio aos problemas da vacinação da 2ª dose contra a Covid-19 na Capital, o prefeito Cícero Lucena (Progressista) se reuniu, na noite desta quarta-feira (14), com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Em pauta, a oferta de doses da vacina, principalmente da CoronaVac – por ter o intervalo menor entre as duas doses aplicadas em relação a AstraZeneca.

Queiroga confirmou o envio de mais 110 mil doses de vacina à Paraíba, neste final de semana. Existe a previsão ainda de que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregue, até a próxima sexta-feira (16), mais 5 milhões da AstraZeneca.

“Mostrei ao ministro que João Pessoa está preparada para cobrir o maior número possível de pessoas vacinadas assim que recebermos as doses”, contou Cícero Lucena, que explicou que a gestão está preparada para chegar aos 65 postos de vacinação. De acordo com o prefeito, ainda foram solicitados insumos, medicamentos e equipamentos de proteção individual. Outro ponto debatido são projetos na área da saúde que podem contar com o apoio federal.

“Falamos sobre programas fundamentais que queremos implantar como o da entrega de medicamentos em casa e a ampliação das Unidades Básicas de Saúde e de UPAs. Discutimos não só as ações emergenciais, mas a saúde como um todo. O ministro conhece a realidade da Capital e sabe que as reivindicações buscam a melhoria da saúde”, afirmou o gestor.

Líder do Bloco da Maioria no Congresso, o deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) disse que a conversa como propositiva. “Cícero trouxe as demandas em um momento de pico da pandemia e tivemos uma boa receptividade por parte do ministro e de sua equipe. Temos convicção de que as medidas necessárias serão tomadas para o fortalecimento desse trabalho, sobretudo de vacinação, e também do sistema de saúde para dar guarida a quem precisa de atendimento”, afirmou.

Já o líder da bancada federal paraibana, deputado Efraim Filho destacou que é importante unir esforços, trabalhar pela cidade, salvar vidas e conseguir recursos em unidade. “Conseguimos levantar as questões prioritárias para dar resposta rápida à população”, avaliou. Ainda integrou a comitiva o secretário-executivo de Representação Institucional do Governo da Paraíba, Adauto Fernandes Júnior.

Educação – Mais cedo, nesta quarta-feira, o prefeito Cícero Lucena se reuniu com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Ponte. Na ocasião, o gestor conseguiu recursos da ordem de R$ 3 milhões para retomar obras paralisadas de escolas e creches, assim como para a compra de material esportivo e pedagógico.

Leave a Reply

Your email address will not be published.