2022 caminha para repetir “petismo” x “antipetismo”

As eleições majoritárias de 2022 caminham para uma polarização entre o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), pretenso candidato à reeleição. Na verdade, a eleição pode reeditar 2018 com uma disputa entre o “petismo” e o “antipetismo”, não mais direita e esquerda.

Agora, é preciso destacar que o “antipetismo” perdeu muito de sua força da eleição de Bolsonaro até aqui. Também não é possível desconsiderar a popularidade do “capitão”..

Há quem acredite que não há espaço para uma terceira via, que viria com o escolhido pelo PSDB, caso cheguem a um consenso, ou com Ciro Gomes, que não nem ouvir falar no nome de Lula. Tenho minhas dúvidas. Agora, uma coisa é certa: se não houver aglutinação de forças, é certa uma nova vitória de Bolsonaro.

A polarização tem sido corroborada pelas pesquisas eleitorais. Nesta quarta-feira (14), a DataPoder mostra que Lula venceria Bolsonaro no 1º e no 2º turno. No 2º turno, Lula colocaria 18 pontos de vantagem (52 X 34). O petista ganharia em todas as regiões. Bolsonaro só vence Lula entre os ricos. O ex-presidente domina o voto entre pobres e a classe média.

Leave a Reply

Your email address will not be published.