Crise leva empresas de ônibus a parcelar salários

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP) anunciou que as empresas de ônibus irão parcelar a folha de pagamento, referente ao mês de março, dos colaboradores, sendo 50% para esta quinta-feira (08) e os outros 50% para o dia 15 deste mês. A única fonte de receita do setor é a tarifa paga pelos passageiros.

“Chegamos ao limite. Há anos o transporte coletivo vive uma considerável crise, e os efeitos da pandemia da Covid-19 acentuou-a de forma insustentável, ao ponto de termos de parcelar até mesmo a folha de pagamento de funcionários, o que jamais havia ocorrido antes”, desabafou o diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Júnior Moreira.

Ele pede medidas urgentes para o restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro das empresas. “É preciso um enfrentamento, adoção de medidas excepcionais para um momento excepcional como o que estamos vivendo atualmente. Há exemplos em várias cidades do país onde os governos municipais estão se responsabilizando pelo pagamento de gratuidades e descontos, medida que alivia o bolso do passageiro pagante”.

E mais: “Há outros municípios que já isentaram a tarifa de ônibus do pagamento dos 5% do ISS e estados que também fizeram isenções, mesmo que apenas pelo período de calamidade pública provocada pela pandemia. Há ainda municípios que estão concedendo subsídios diretamente no valor da tarifa para que o valor efetivamente pago pelo passageiro seja reduzido”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.