Covid: Unifacisa é autorizada a importar vacina

A Justiça Federal autorizou a Unifacisa, localizada em Campina Grande, a importar 15 mil doses de vacinas contra a Covid- 19 para a imunização gratuita de colaboradores, professores e alunos da instituição. Em 12 dias, a Justiça Federal do Distrito Federal autorizou nove entidades privadas a importar o imunizante.

Segundo o Chanceler da instituição, Dalton Gadelha, a entrada da iniciativa privada na campanha de vacinação é um “complemento” ao governo federal que pode ajudar a reduzir os níveis de contágio e internação pela covid-19. Ele afirmou que algumas entidades já haviam entrado na Justiça e agora, com essa decisão, é essa é a primeira vez que uma instituição de ensino, no país, consegue essa autorização.

“Estamos em conversa com empresas em outros países para conseguir importar essas vacinas, é importante destacar que se trata de doses oferecidas à iniciativa privada e não aos governos”, destacou Dalton Gadelha, sem citar qual será a vacina a ser importada.

Para a Reitora da Unifacisa, Gisele Gadelha, a decisão foi comemorada por todos, uma vez que, essa vacinação ajudará a reduzir os índices de contaminação da doença no país. “A Justiça entendeu que a educação é uma atividade essencial. Sabemos que muitos de nossos alunos estão ansiosos para o retorno presencial das atividades, e estamos contribuindo para que isso seja possível”, disse.

Dalton explicou que o próximo desafio será negociar com fornecedores estrangeiros para importar os imunizantes, tarefa que possuirá alguns obstáculos, tendo em vista a escassez do produto decorrente da demanda em todo o mundo, além da burocracia já inerente às licenças de importação e as cláusulas de exclusividade nos contratos entabulados pelo governo brasileiro com alguns fornecedores.

“Assim que concluirmos a negociação, faremos novo comunicado para informar as regras e etapas a serem seguidas pelos estudantes, colaboradores e seus respectivos familiares que receberão o imunizante”, finalizou o Chanceler da Unifacisa.

Leave a Reply

Your email address will not be published.