Ministro do STF libera missas e cultos no país

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes Marques, autorizou neste sábado (03) a liberação de cultos e missas por todo o país. A decisão foi publicada no dia seguinte à sequência de dois dias em que o Brasil registrou média diária de mais de 3 mil mortes por Covid-19.

O ministro, indicado ao cargo no ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), liberou as cerimônias desde que cumpram medidas de distanciamento, protocolos de higiene e ocupação de 25% da capacidade dos locais. A decisão de Nunes Marques atende um pedido da Associação Nacional de Juristas Evangélicos.

Também neste sábado, o governador João Azevêdo publicou o Decreto Estadual 41.142 que disciplina atividades econômicas e celebrações religiosas, entre os dias 05 e 18 deste mês. Missas, cultos e cerimônias religiosas presenciais poderão ocorrer, com ocupação de 30% da capacidade do local, podendo chegar a 50% da capacidade com a utilização de áreas abertas.

As cerimônias haviam sido suspensas por decretos que buscam restringir a quantidade de pessoas nas ruas e reduzir o contágio do coronavírus. Para Nunes Marques, as determinações ferem o “direito fundamental à liberdade religiosa”.

“Reconheço que o momento é de cautela, ante o contexto pandêmico que vivenciamos. Ainda assim, e justamente por vivermos em momentos tão difíceis, mais se faz necessário reconhecer a essencialidade da atividade religiosa, responsável, entre outras funções, por conferir acolhimento e conforto espiritual”, disse o ministro na decisão.

Com informações do UOL

Leave a Reply

Your email address will not be published.