Bruno quer pacto regional no combate à Covid-19

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), anunciou que vai promover um encontro remoto com prefeitos e secretários de Saúde da macrorregião polarizada por Campina Grande (um total de 15 cidades) e de outras regiões, como Sertão e Cariri. Na pauta, a importância das medidas preventivas a serem tomadas também por parte de cada gestão municipal, num esforço conjunto regional de combate à doença.

“É bem verdade que Campina tem hoje uma situação menos urgente do que outras cidades, que estão vivendo quase um colapso da rede de saúde, hoje temos 50% de ocupação dos nossos leitos de UTI as nem isso dá a gente o direito de relaxar, a gente precisa manter nosso dever de casa”, disse Bruno, ao falar sobre a reunião com a participação de 18 entidades e representantes de igrejas realizada neste sábado (27), acompanhado do vice-prefeito Lucas Ribeiro (Progressistas).

Atualmente, 55% dos leitos de UTI estão ocupados em Campina Grande. Destes, 40% são ocupados por pacientes de outras regiões. “Precisamos chamar o feito à ordem. Isto evitará o colapso do nosso sistema”.

O novo decreto municipal, que será publicado nesta segunda-feira (01), vai limitar os horários de bares, restaurantes, lojas de conveniência e praças de alimentação até às 23h em Campina Grande.  Eventos formais (casamentos, formaturas) só poderão ocorrer com limitação de 100 pessoas. Missas e cultos deverão respeitar 50% da capacidade dos templos.

Bruno antecipou que a fiscalização será fortalecida para os que cumprem as regras não sejam penalizados em detrimento dos que insistem em descumprir as regras sanitárias. Essa fiscalização se dará em três etapas: se for encontrada irregularidade em algum estabelecimento, esse será multado. Em caso de reincidência, mais uma fiscalização, mais uma multa, o fechamento por sete dias. Se houve novo descumprimento, nova multa e o estabelecimento será fechado por duas semanas.

Participaram da reunião os secretários Filipe Reul (Saúde) e o adjunto Gilney Porto, além de Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico), Aécio Melo (Procuradoria Geral do Município) e Tito Lívio (Diretoria do Complexo Municipal Pedro I).

Também estiveram presentes os vereadores Marinaldo Cardoso (presidente da Câmara), Carol Gomes (presidente da Comissão de Saúde da Casa), Alexandre do Sindicato (líder do Governo), Rubens Nascimento, Waldeny Santana e Luciano Breno.

Leave a Reply

Your email address will not be published.