Novo decreto abrangerá bares, comércio e escolas

O decreto conjunto do Governo do Estado e da Prefeitura de João Pessoa, que será publicado nesta terça-feira (23) traz medidas mais restritivas para conter o avanço do novo coronavírus. Como já foi antecipado, haverá fechamento da orla marítima, toque de recolher para bares e restaurantes, com fiscalização mais intensa, e a venda de bebida alcoólica permitida só até às 20h.

Também haverá redução no horário de funcionamento do comércio e fechamento de igrejas por 15 dias. Os detalhes sobre cada setor e horários constarão no decreto, que valerá para toda a Paraíba. Passados os 15 dias, haverá uma reavaliação e, caso seja necessária, as medidas serão endurecidas ou flexibilizadas.

Já as aulas das escolas da rede estadual de ensino, previstas para 01 de março, serão iniciadas apenas no formato on line – estava previsto iniciar 30% presencial. Sobre as aulas presenciais na rede privada de ensino, está prevista uma reunião na tarde desta segunda, para definir como fazer.

Os gestores também asseguraram a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria, com a chegada de novos ventiladores. 

“Estamos em um momento muito difícil da pandemia. Os números da doença são crescentes e os de óbito também. E a ocupação hospitalar chegando a limites, pondo em risco o atendimento prestado à população, podendo até haver um colapso”, alertou o governador João Azevêdo (Cidadania), já afirmando que a reunião com o prefeito da Capital, Cícero Lucena (Progressista), teve como objetivo discutir os números e consolidar um decreto e quais medidas protetivas serão adotadas.

Ele completou: “Estamos discutindo cada medida dessa. O que foi discutido foi a leitura que a Prefeitura e Estado têm de determinados segmentos para que a gente possa consolidar um documento que seja exequível, que possa ser implementado a sua fiscalização, um documento que possa estabelecer um choque na mobilidade urbana e humana para que a gente possa ter reflexo na redução no número de casos [da Covid-19].

Cícero Lucena confirmou medidas como o toque de recolher, o fechamento da orla e o aumento da frota de ônibus em circulação, além da oferta de leitos nas unidades de referência no atendimento aos casos de Covid- 19.

“Nós temos pontos de convergência, sempre preocupados em preservar vidas. A solução para o enfrentamento da Covid é o isolamento social e as vacinas e iremos exercer todos os esforços necessários para evitar aglomerações, mas precisamos da compreensão da sociedade porque as ações do governo e da prefeitura têm seus limites”, disse o gestor. 

Também participaram da reunião, representantes das Secretarias de Estado da Saúde e Segurança, além da Procuradoria Geral do Estado, Controladoria Geral do Estado, Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PB) e Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa). Ainda estiveram presentes o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, e secretários da gestão municipal. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.