Saúde: idosos de 80 a 89 anos serão os próximos

O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, confirmou que, entre segunda (22) e terça-feira (23), da próxima semana, serão disponibilizadas novas doses da vacina CoronaVac à Paraíba. Segundo ele, essas doses serão usadas para a vacinação de idosos entre 80 anos e 89 anos. Assista ao vídeo da entrevista no final da matéria.

A Justiça Federal, em caráter liminar, determinou que apenas os trabalhadores que são da linha de frente da Covid-19 seja vacinados e que a imunização para os demais trabalhadores da área de saúde seja suspensa até que os idosos, que integram os grupos de riscos, recebam as doses da vacina. Idosos leia-se a partir de 60 anos ou mais, acamados ou não.

A juíza federal substituta da 2ª Vara de João Pessoa, Wanessa Figueiredo dos Santos, atendeu a pedido de tutela antecipada protocolado pelos Ministérios Públicos Estadual, do Trabalho e Federal, garantindo a prioridade. A decisão abrange todos os municípios paraibanos.

“A partir de ontem [15] não há determinação em vacinar profissionais de saúde ou de qualquer outro tipo de profissional. A prioridade é vacinar os idosos, em sentido decrescente, até os 60 anos”, afirmou o secretário ao comentar a decisão da Justiça Federal, proferida nesta segunda-feira (15).

Geraldo Medeiros pede que a população aguarde as informações da sua faixa etária – qual e quando. Segundo ele, o cronograma será anunciado a partir do momento da chegada de novos lotes das vacinas ao Estado. “Haverá em sentido descrente a vacinação dos idosos até alcançar a população acima de 60 anos, na sua totalidade. Aí sim, as demais faixas prioritárias receberão as vacinas”, explicou.

Leave a Reply

Your email address will not be published.