O milagre das chuvas

Proprietário do Sítio Mabanga, no município de Cacimba de Areia, Antônio Galdino registrou emocionado a primeira cheia do rio da Farinha, que banha a Região Metropolitana de Patos, no Sertão da Paraíba. Até o último domingo, como é possível perceber, era apenas areia. “Chegando vida. Água é vida”, diz Seu Galdino em vídeo gravado na manhã desta terça-feira (16).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de chuvas intensas para 209 cidades da Paraíba, válidos até 11h desta quarta-feira (17). No total, são 86 municípios em alerta laranja de perigo de chuvas intensas – incluindo a região de Patos -, 33 em alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas e 114 em um novo alerta amarelo de perigo potencial de chuvas. Ao todo, 24 cidades se repetem nos avisos.

O rio é um curso de água que banha o município de Patos. Conflui com o rio da Cruz, formando o rio Espinharas e nasce no município de Salgadinho e percorre Areia de Baraúnas, Passagem e Cacimba de Areia, recebendo água de montante dos municípios de Quixaba, São Mamede e da serra do Teixeira. O rio leva água para a Barragem da Farinha, manancial que abastece Patos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.