Maranhão, meu diário de bordo pela Paraíba

Em 2009, recém-saída do Jornal da Paraíba, veículo da Rede Paraíba de Comunicação, fui convidada pela então secretária de Comunicação do Estado, Lena Guimarães (in memorian) a correr pela Paraíba ao lado do então governador José Maranhão como repórter especial. A princípio, preocupada, já que minha única experiência era fazer política dentro de Redação e Maranhão, bem, era Maranhão.

Aceitei o desafio. Primeiro pela história de vida e política de Maranhão. Segundo, sabia que teria muito a aprender. E foi com Zé que eu conheci os 223 municípios da Paraíba. Foi a melhor experiência vivida, até hoje, na área de política, a qual me dedico desde 2002. Sempre muito educado e gentil com os que o cercava. Tempos depois agradeci a Lena pela oportunidade única.

Maranhão era conhecido pelos atrasos. Mas, um dia compreendi que a culpa não era totalmente dele. Os assistentes, de tanto achar que o emedebista era rápido, marcavam uma agenda por vezes descabida. E, mesmo atrasado, pedia desculpas.

Na volta, sempre comentava sobre o assunto. Também era na volta que pedia o telefone ao assistente de ordem para ligar para “Fatinha”, a desembargadora Fátima Bezerra. Perguntava sobre o dia, se estava bem. Percebia-se que do outro lado, a desembargadora perguntava se havia comido. E sempre um “eu te amo” no final.

Apaixonado por hambúrguer, costumava burlar o que a esposa lhe recomendava não comer, e dizer. “Samy [era assim que carinhosamente me chamava], vamos comer um hambúrguer? E lá íamos eu, João Pinto e toda a segurança. E ele pagava para todo mundo”.

Até antes da pandemia, última vez que o vi, ele me disse: “Nós andamos pouco pela Paraíba, não foi minha filha?”. Era uma brincadeira que sempre fazia comigo. E eu respondia: “Pouco não”. São tantas histórias, tantos aprendizados. Fazer política “ao vivo” me proporcionou amadurecer ainda mais na área. E que bom que foi com o senhor, que agora estará contando as histórias acima das nuvens como um excelente aviador, sua segunda paixão, além da política.

Sony Lacerda – Jornalista

Obrigada ao meu amigo Victor Paiva, pela fotografia.

Leave a Reply

Your email address will not be published.