Cresce número de cidades na bandeira laranja

O 18ª Mapa de Avaliação, dentro do Plano Novo Normal Paraíba, foi divulgado neste sábado (06) pelo Governo do Estado. O documento aponta que 89% das cidades paraibanas (198) estão classificadas na bandeira amarela e 22 municípios devem ter a mobilidade restrita, uma vez que estão classificados em bandeira laranja.

Já os municípios de Mogeiro, Natuba e Baía da Traição são os únicos classificados na bandeira verde. Não há municípios avaliados na bandeira vermelha, cuja cor indica mobilidade impedida. Em comparação com a avaliação anterior, três municípios passaram da bandeira verde para a bandeira amarela.

Outros seis municípios tiveram transição da bandeira amarela para a bandeira laranja e foram registradas três transições da bandeira amarela para a bandeira verde, que teve sua participação mantida em 3% dos municípios paraibanos. Por sua vez, três municípios paraibanos transitaram da bandeira laranja para a bandeira amarela.

“Cabe sempre ressaltar que as transições para bandeira laranja (possível piora da classificação) devem ser acompanhadas com ainda mais atenção e cautela pelas autoridades sanitárias locais, para que se evite um agravamento ainda maior na disseminação da Covid-19 em seus territórios”, pontuou o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi.

O secretário reforça que entre os dias 12 e 17 de fevereiro de 2021 haverá suspensão do ponto facultativo nos serviços públicos estaduais, bem como limitação do funcionamento de bares e restaurantes até as 23h, sendo possível que sigam funcionando após este horário apenas para atividades de delivery e take away.

As medidas anunciadas pelo governador João Azevêdo buscam reduzir as aglomerações das festividades carnavalescas, cuja realização está vedada pela autoridade sanitária estadual e pelo Governo do Estado. 

“É fundamental destacar que a temporada de verão no litoral e balneários paraibanos, bem como o período de carnaval que se aproxima merecem máximo empenho de todos no sentido de seguirem usando máscaras, não se aglomerar, ou seja, conviver apenas com seu núcleo familiar básico (pessoas que residem no mesmo domicílio), além de manter boa higiene das mãos”, orienta.

Vacinação – A Paraíba já iniciou a vacinação para a Covid-19 e, neste momento, é o 9º Estado da Federação com maior registro de doses aplicadas em 06/02/2021, segundo informações da autoridade sanitária federal. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.