São Paulo, a Capital do Nordeste que nunca será

E ainda dizem que o Nordeste é “bairrista”… A Capa da revista Veja São Paulo, publicada no Twitter, nesta sexta-feira (22), acabou tendo efeito contrário. Produzida em homenagem aos 467 anos da maior metrópole da América Latina, causou indignação em muitos nordestinos. E com razão.

É que a capa traz a cidade como a “Capital do Nordeste” com foto dos “novos migrantes que reinventam o design, a gastronomia, as startups e outras atividades da metrópole”. Para começar, o título está errado, os personagens das fotos não representam os nordestinos que ergueram São Paulo e traz um preconceito velado, sempre latente e que até persiste contra a região, o que já se confira verdadeiro absurdo.

A revista quis adotar o estilo cool (legal), mas como é produzida, não vou dizer na totalidade, por ‘sudestinos’ (achei esse termo na internet), não há o que se esperar. O Nordeste não nega as raízes, bem diferente dos nossos ‘colegas’ do Sudeste. Claro, lá tem pessoas maravilhosas, gente como a gente, conheço algumas delas, são meus amigos. Mas, não são a unanimidade, infelizmente.

Pelo menos, essa capa pode trazer algo de proveitoso. Que o ‘sudestino’ pare de achincalhar as pessoas que fazer do Nordeste a melhor e mais linda região do Brasil.

Em uma postagem no Twitter, Raul Juste Lores, que é o Editor-chefe da revista, descreve a capa da Veja de aniversário de São Paulo como “uma homenagem ao grupo mais numeroso da paulistanidade: os nordestinos. Ou Nordesters. Os novos migrantes”.

Esse é o “tuíte”:

Leave a Reply

Your email address will not be published.