Pazuello quer distribuir vacina ainda neste sábado

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, confirmou nesta noite (22) que a distribuição das doses de vacina da AstraZeneca/Oxford, produzida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, terá início ainda neste sábado (23), mas sem horário definido. A informação foi repassada a jornalistas, após o recebimento da carga no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Ele informou que a previsão é que, até o domingo à tarde, todos os Estados tenham recebido os lotes. A vacina, aplicada em dose única, foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no último domingo (17), para uso emergencial.

Pazuello informou ainda que 5% das doses enviadas pelo Governo da Índia serão destinadas a Manaus (AM), onde a situação de caos na saúde persiste. Segundo ele, a prioridade foi definida em um acordo com os governadores dos demais estados.

A carga foi levada para a Base Aérea do Galeão no Rio de Janeiro, e de lá, para a Fiocruz, onde as vacinas passarão por checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas e separação dos lotes por estado. “A partir de amanhã, quando esses lotes estiverem prontos, provavelmente no final do dia, iniciaremos o transporte”, disse o ministro Pazuello.

O voo procedente da Índia, que trouxe 2 milhões de vacinas da AstraZeneca contra a Covid-19 ao Brasil, chegou por volta das 17h30 no Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.