AstraZeneca/Oxford também é recomendada para uso

A gerência técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também recomendou, neste domingo (17), a liberação do uso emergencial da vacina da AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), contra a Covid-19. A vacina da farmacêutica Sinovac, a CoronaVac, em parceria com o Instituto Butantan, também foi recomendada para uso emergencial.

O gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, afirmou que “com a mesma perspectiva [da CoronaVac], recomendamos a aprovação, condicionada ao monitoramento de incertezas apontadas e reavaliação periódica”.

Agora, cinco diretores da Anvisa avaliarão a recomendação, ainda hoje, no decorrer da reunião que deve ser finalizada no final da tarde. A Anvisa diz que a decisão sobre ambas as vacinas vai se basear em pareceres de áreas técnicas e que, se aprovadas, serão usadas preferencialmente em programas de saúde pública.

Os diretores são Antonio Barra Torres, que é diretor-presidente da Anvisa, a relatora dos pedidos, Meiruze Sousa Freitas, e os demais diretores Cristiane Rose Jourdan Gomes, Romison Rodrigues Mota e Alex Machado Campos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.