Nilda toma posse e Veneziano pode voltar ao MDB

A ex-deputada federal Nilda Gondim (MDB) assumirá a vaga no Senado nesta terça-feira (12). Ela assume o mandato durante a licença do senador José Maranhão (MDB), que está em tratamento de insuficiência respiratória em decorrência da Covid-19. A chegada de Nilda pode marcar ainda o retorno do filho, Veneziano Vital do Rêgo (sem partido), ao MDB.

Veneziano desembarcou no PSB em abril de 2018. Mas, às vésperas do Natal de 2020, entregou a carta de desfiliação aos diretórios do PSB Nacional e estadual. A saída já era esperada, desde a “separação” partidária entre o ex-governador Ricardo Coutinho e o atual governador João Azevêdo. Na carta, encaminhada no dia 23, ele justificou divergências internas para deixar a legenda a qual se filiou em abril de 2018.

Em contato com o Blog, nessa manhã, Veneziano informou que ainda não está completamente definida a volta ao MDB. “Ainda teremos conversas nesta manhã”, disse. Ele citou as circunstâncias delicadas do momento, que é o estado de saúde de José Maranhão, que é presidente do MDB na Paraíba. “Acho que até esse momento [a posse da mãe] a gente pode ter essa definição da filiação”, ressaltou o senador.

Outro fato inédito na política nacional, a ser concretizado com a chegada de Nilda Gondim, é que esta será a primeira vez que três integrantes, em linha familiar de primeiro grau, tem a oportunidade de representar o seu estado, no Senado Federal.

Dos três membros, Vital do Rêgo Filho foi o primeiro a representar a Paraíba no Senado. Filho de Nilda Gondim e irmão do atual senador Veneziano Vital do Rêgo (que está licenciado). Vitalzinho, atualmente, é ministro do Tribunal de Contas da União.

Leave a Reply

Your email address will not be published.