Educação adotará sistema de aulas misto na Capital

As matrículas para novos alunos na rede municipal de ensino de João Pessoa tiveram início nesta segunda-feira (11). O prefeito Cícero Lucena (Progressistas), que acompanhou a abertura do processo na Escola Municipal Paulo Freire, no Jardim Veneza, garantiu todos que procurarem as escolas e Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) terão vagas.

O processo de matrículas vai até o dia 8 de fevereiro, quando se iniciam as aulas, de forma mista (presencial ou pela internet) e com garantia de vagas para todos. O gestor tranquiliza os pais para que não durmam nas portas das escolas, como já acontece há vários anos na Capital.

“Eu garanto, não existe mais essa necessidade na rede municipal de ensino de João Pessoa. Estamos aqui para assegurar vaga para todos. E também, nesse momento de pandemia, o faremos com a máxima segurança sobre a prevenção do contágio pelo Covid-19”, assegurou Cícero.

A Educação é prioridade no governo Cícero Lucena, que pretende modernizar o ensino e implantar tecnologia para que a rede municipal se torne referência em qualidade e eficiência. “Entendemos a educação como um vetor para a melhoria de vida e queremos que tanto os veteranos como os novos alunos tenham a tranquilidade de que terão seu lugar na escola e vão contar com ensino de qualidade. São novos tempos em João Pessoa”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, América Assis, explicou que a equipe já deu início, antes mesmo das matrículas, na identificação de locais, inclusive com apoio do Governo do Estado, para a expansão da capacidade de receber alunos. Isso vai dar tempo para a expansão de salas de aulas e construção de outras unidades nos bairros de maior demanda.

“A Secretaria vai atender a todos os alunos que procurem matrícula. Nesse momento, estamos esclarecendo aos pais sobre isso para que as pessoas não insistam em pernoitar na porta das escolas. Vamos atender e com calma acolher a todos nas nossas unidades”, explicou. Atualmente, a rede conta com cerca de 65 mil alunos.

A matrícula está aberta para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Alunos que já estudam na Rede Municipal podem fazer a renovação da matrícula por meio da internet. “Vamos encaminhar o link para todos os pais de alunos e dessa forma realizar o procedimento sem necessidade da vinda deles à escola”, explicou a secretária municipal da Educação, América Castro. Confira os links no final desse post.

Já os estudantes novatos devem procurar a escola mais próximo da sua casa para matrícula presencial. No local, serão distribuídas fichas para organização, mas todas as solicitações serão atendidas.

Creis – Nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis), o ano letivo terá início com a Colônia de Férias nesta terça-feira (12), com atividades remotas para os alunos. Os pais ou responsáveis, inclusive, poderão receber kits de higiene pessoal e material didático nas unidades.

Documentação – Para a matrícula de alunos novatos, é necessária a apresentação de cópia da Certidão de Nascimento, histórico escolar, duas fotos 3×4 e comprovante de residência. Para a matrícula nos Creis, é preciso também apresentar o cartão de vacinação. O horário de atendimento nas unidades de ensino para matriculas será das 8h às 11h, manhã, e das 13h às 17h, no período da tarde.

Links para matrícula –

Sistema de confirmação de Matrícula – https://phi-pre2021-front-pmjp.104.198.142.206.nip.io/

Sistema de consulta/busca pelo código de matrícula https://consulta-educa-pmjp.jelastic.saveincloud.net/

Leave a Reply

Your email address will not be published.