Com direito a luz apagada e manobra, Bruno é eleito

A eleição do vereador Dinho (Avante), para presidir a Câmara de João Pessoa, no 1º biênio (2021-2022), foi tranquila. Já a do vereador Bruno Farias (Cidadania), nem tanto. Primeiro, foi aberta uma sessão extraordinária para apreciação do Requerimento 001/2021 para constar na Ordem do Dia o Projeto de Resolução 001/2021, que permitia antecipar a eleição do 2º biênio, encaminhado pelo próprio Bruno e assinado por mais 15 parlamentares.

O relator foi Thiago Lucena (PRTB), que citou precedentes de eleições antecipadas realizadas em legislatura anterior. O parecer foi pela constitucionalidade do Projeto de Resolução e aprovado por unanimidade dos presentes.

A antecipação da eleição também contou com uma suposta falta de energia na área do plenário, aparentemente não justificada, o que provocou um pequeno atraso no processo. A assessoria da Casa explicou que, na verdade, alguém apagou a luz. Um recesso de três minutos se transformou em 20. Nesta sexta-feira (01) pela manhã, a sede da Câmara foi arrombada. Foram levados três computadores.

O vereador Mikika Leitão (MDB), que no último dia 30 anunciou que não iria disputar mais a presidência da Câmara – ele só esqueceu de dizer que era a eleição do 1º biênio. Chegou a entrar na Justiça, nesta sexta-feira (01), para que fosse barrada a possível eleição antecipada. A Justiça negou a liminar.

Como manobra, o G11, que apoiava Mikika se retirou do plenário da Casa, na tentativa de tentar anular o projeto de resolução que garantia a antecipação da eleição. Não foi suficiente, os 16 vereadores, que já apoiavam Bruno, estavam presentes o que garantiria o quórum. Ao voltar do recesso para dar início à sessão extraordinária, foram contabilizados 22 vereadores em plenário, além do presidente que não precisaria votar, mas votou a favor.

Bruno Farias foi eleito para presidir a Casa, a partir de janeiro de 2023, com 23 votos sim e quatro ausentes: Mikika Leitão, Coronel Sobreira, Marcos Henriques e Júnior Leandro.

Chapa eleita para o 2º biênio:

  • Presidente: Bruno Farias (Cidadania)
  • 1ª Vice-presidente: Carlão pelo Bem (Patriota)
  • 2º Vice-presidente: Bosquinho (PV)
  • 1º Secretário: Marcílio do HBE (Patriota)
  • 2º Secretário: Odon Bezerra (Cidadania)
  • 3º Secretário: Zezinho Botafogo (Cidadania)

Leave a Reply

Your email address will not be published.