Governadores do NE discutem plano de vacinação

O governador João Azevêdo (Cidadania) participou de reunião, por meio de videoconferência, com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). Na pauta, plano de vacinação contra o coronavírus e a implantação de câmaras técnicas que irão subsidiar a implantação de ações integradas na região em diversas áreas. 

Os gestores deverão se reunir virtualmente, nos próximos dias, com representantes da Fiocruz e do Instituto Butantan e com a Coordenação Nacional de Imunização para discutir os pedidos para aprovação emergencial das vacinas junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a confirmação da distribuição das doses dos imunizantes, a partir de 21 de janeiro do próximo ano. 

Azevêdo apresentou projetos postos em prática na Paraíba que poderão ser compartilhados com os demais estados do Nordeste nos segmentos de saneamento básico, educação, tecnologia e inovação, gestão fiscal, além do direcionamento do aplicativo ‘Preço da Hora’ para compras governamentais.

“Nós temos muitas experiências boas e podemos colaborar na área do saneamento; com as escolas integrais, onde já atendemos 53% da rede estadual  e chegaremos a 100% em 2022. Também temos o Paraíba Digital, com uma grande quantidade de serviços prestados à população; o sistema de monitoramento de gestão fiscal; e o aplicativo Preço da Hora voltado para o preço de referência de compras governamentais, um sistema que já foi aprovado pelo TCE da Paraíba e que já foi levado para o TCU”, pontuou.

As câmaras técnicas também irão atuar nas áreas de segurança, parcerias público-privadas (PPPs); educação infantil; energias limpas; saúde; turismo; e resíduos sólidos e contarão com um coordenador e um vice-coordenador para cada setor.

Também participaram da reunião os governadores Wellington Dias (Piauí/presidente do Consórcio Nordeste); Camilo Santana (Ceará); Paulo Câmara (Pernambuco); Belivaldo Chagas (Sergipe); e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte).

Leave a Reply

Your email address will not be published.