Covid-19 cobra conta dos excessos das campanhas

O 13º Mapa de Avaliação, dentro do Plano Normal Paraíba, mostra que a Covid-19 cobra a conta dos excessos das campanhas eleitorais, em todo o Estado, pelos candidatos e pela população, apesar das recomendações sanitárias e das ações da Justiça Eleitoral para conter as aglomerações.

Em 02 de novembro, reta final da campanha do 1º Turno e quando foi divulgado o 11º Mapa, a Paraíba registrava 31 cidades com bandeira verde (mobilidade normal). No divulgado nesta segunda-feira (30), caiu para 10. Em relação à bandeira amarela (mobilidade reduzida), eram 179 cidades e, agora, 189.

Os municípios foram “parar” na bandeira laranja que já acende o sinal de alerta. No início deste mês, 13 municípios estavam classificados com mobilidade restrita. Nessa última avaliação, o número subiu para 24. Os resultados, de acordo com o Governo do Estado, indicam a necessidade da observação para a tendência de crescimento da circulação do vírus nos municípios paraibanos.

O secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrammi, afirmou que o recorte dos últimos 15 dias é o retrato dos eventos das eleições municipais, que geraram maior aglomeração de pessoas e descuido nos métodos de prevenção do vírus.

“Podemos dizer que esta avaliação é um alerta para que a situação não se agrave. O aumento dos casos, sobretudo nas cidades do interior e na região metropolitana de João Pessoa, mostra o que já havíamos previsto e, por isso, continuamos chamando a atenção para o distanciamento social e para os outros métodos não farmacológicos de prevenção como o uso ostensivo de máscaras e a lavagem das mãos”, reforça.

Leave a Reply

Your email address will not be published.